.:: notícias das equipes de Basquetebol do Colégio Militar de Porto Alegre ::.
:: CMPA, JAPA 2007
A equipe masculina infantil de Basquete consolidou o seu primeiro lugar na etapa classificatória dos Jogos Abertos de Porto Alegre, série prata, e conquistou o campeonato de forma invicta frente as equipes finalistas: Petrópole TC e Ramiro Souto.
Foram dois jogos. nesta final:
CMPA 40 x 04 Ramiro Souto CMPA 26 x 13 Petrópole.
Na foto, o troféu recebido junto ao troféu do Mirim disputado no sábado.
Parabéns Finger, Bohnenberger, Castanho, Chemale, Denis, Nycollas, Taylor e Devincenzi.
Hoje, no ginásio do Colégio Anchieta, aconteceram as finais dos Jogos Abertos da Prefeitura de Porto Alegre, categoria mirim masculino. No primeiro jogo, enfrentaram-se a equipes do Colégio Americano e do Colégio Santa Dorotéia, vencendo o Americano.
No segundo jogo, foi a vez do CMPA enfrentar a favorita equipe do Colégio Anchieta. Lutamos muito mas não obtivemos a vitória.
Na seqüência, disputamos o terceiro lugar com o Colégio Santa Dorotéia e vencemos a partida. O Anchieta tornou-se o campeão dos JAPA vencendo o Americano.
Parabéns, Bohnenberger, Finger, Sigallis, Leonardo, Stanke, Vaqueiro, Taylor e Malvezzi., na foto acima prontos para receber suas medalhas e, na foto menor, com a Profª Suzana Gutierrez, técnica da equipe.
Depois do almoço, retornamos ao 7º RC Mec, empacotamos nossas coisas e nos despedimos do pessoal do quartel, que tão gentilmente nos recebeu. O nosso reconhecimento ao comandante, TC Hertz. Agradecimentos muito especiais aos oficiais de dia e aos Sargentos Barreto, Ricardo, Quadros e Borges e a todos os demais membros do 7º RC Mec.
Voltamos para o ginásio Guanabara para assistir a final do Juvenil, na qual a equipe do Col. Padre Reus, que também representou a 1ª CRE, venceu a equipe de Livramento, sagrando-se bi-campeã dos JERGS.
Após a premiação, deixamos Livramento numa viagem tumultuada apenas pelo excesso de alegria à bordo. As tradicionais musiquinhas e passação de pasta de dente foram o que movimentou a viagem. Chegamos à Porto Alegre às 23:30, direto ao CMPA, onde os pais já aguardavam a chegada do grupo.
Ficaram alguns records:
Record de paciência e resignação: Sgt Silva, insuperável na missão de desarmar a equipe, gerenciar ações de guerrilha, e manter a ordem no alojamento.
O recorde de arrumação do alojamento foi batido pela Profª Suzana Gutierrez, que manteve a sua cama tão bem arrumada, que foi considerada como desaparecida do quartel e manteve uma equipe ocupada na sua localização e resgate. Além deste, a técnica da equipe andou bem próxima do record de psicologia de beira de quadra...
Record de "criatividade", Al Finger, incansável em descobrir e aplicar artes e mágicas. E detentor da medalha rapidez em fuçar e comprar nas free shops.
Record ambiental: Al Sigallis contrabalançou a destruição da camada de ozônio com a produção em grande escala de bio combustível. Vô dá a moral: .................
Record de eficiência na quadra: Al Chemale melhor defesa e cestinha da equipe, apesar da salada de batata assassina. Além disso, levou o troféu especial garfo de ouro.
Recorde de "produção": AlVitor, que levou 15min para fechar a mala e passar perfume.
Record persistência: Al Bohnenberger, que meticulosamente anotou a maioria das "frases" da equipe, colaborando para o registro histórico do basquete.
Record de encrencas: Al Leonardo certamente a maior concentração de "projetos" por segundo. Destaque em táticas de guerrilha.
Record da parceria: Al Clezar, destacou-se por estar sempre pronto para colaborar com todos, principalmente quando soava a tradicional frase: vocês estão com as bolas?
Record da calma: Mesmo nas situações onde todos estavam arrancando os cabelos, o Al Castanho, destacou-se por manter a calma e a serenidade. Nem Alexandre, o Grande, conseguiu abalar a sua calma. Aliás, foi posto no seu devido lugar...
Record de resistência:Al Taylor, que aguentou a maior pressão no diversos jogos, tanto na quadra, quanto na beira dela. Ser armador dá nisso, ter de aprender a lidar com a pressão e ele demonstrou que tem tudo para seguir crescendo e organizando o jogo da equipe. Resistência também por aguentar todas as brincadeiras que começavam com um certo nome de menina...
Record de estratégias de ataque: Al Nycollas, liderou as ações de assédio e ataque às meninas, traçando o plano de posicionamento xadrez nos bancos do onibus.
E o destaque especial de parceria e amizade aos atletas do CMSM e do Prof Chaves. Vocês valorizaram cada minuto destes jogos.
Novamente no ginásio do Irajá, a equipe do CMPA enfrentou a equipe do colégio irmão, o CMSM, equipe tri-campeã dos JERGS. Uma combinação das emoções da véspera e da salada de batatas da janta contribuiu para que a atuação em quadra fosse bastante abaixo do esperado e levamos uma "lavada" dos campeões.
No segundo jogo masculino da manhã, o EEEM Professor Chaves foi derrotado pelo EMEF Wanda Rocha Martins, o qual disputará a decisão do primeiro lugar com o CMSM.
No final da manhã, enfrentamos novamente o EEEM Professor Chaves, desta vez decidindo quem seria o terceiro lugar na competição. Numa partida bastante disputada, mas num clima de muita amizade, vencemos, conseguindo uma colocação inédita para o Basquete do CMPA, no seu segundo ano de existência.
Como os jogos, a fase classificatória, serão na parte da tarde, a equipe aproveitou a manhã para descansar, treinar um pouco e curtir a sala de jogos do alojamento.
O almoço foi cedo com o restante das equipes que vai jogar a tarde.
Às 13h:30, a equipe já estava aquecendo no Ginásio Irajá Atlético Clube, sede dos jogos da categoria Infantil.
O jogo com a equipe do EEEM Professor Chaves, equipe de Livramento, foi bastante disputado. Iniciou nervoso como toda estréia, mas, em seguida, a equipe se entrosou e vencemos a partida por 24 à 16.
Cabe aqui registrar o bonito espírito de amizade que este sempre presente nos jogos. As duas equipes formaram uma parceria que continuou dentro e fora da quadra até o final dos jogos, mostrando que competição não é guerra e que a alegria e a amizade são o prêmio maior.
Na seqüência, aconteceu o jogo inicial da chave B reunindo as equipes do EMEF Paul Harris e do EEEM Dr José Bisognin, onde a primeira venceu a segunda pelo expressivo placar de 27 x 02.
O terceiro jogo foi entre o EMEF Wanda Rocha Martins e o EEEM Professor Chaves, onde o colégio de Rio Grande superou a equipe local por 36 x 14.
O quarto jogo foi entre o Colégio Militar de Santa Maria e o EMEF Paul Harris, onde a equipe do CMSM foi vitoriosa por larga margem de pontos.
No jogo 5, enfrentamos a equipe de Rio Grande, o EMEF Wanda Rocha Martins, campeã regional dos Jogos Bom de Bola 2007. Um grande jogo, com as equipes disputando cada ponto. Ao final, fomos derrotados por apenas 1 ponto. Placar baixo de um jogo muito marcado 14 x 13. Assim, classificamos em segundo na chave e teremos de disputar o cruzamento com as equipes da chave B para definir quem irá jogar a semi-final contra as equipes classificadas em primeiro lugar.
No jogo 6, o CMSM derrotou o EEEM Dr José Bisognin, classificando-se em primeiro lugar na chave B.
Aqui a competição foi interrompida e todos os atletas se reuniram para a janta. O Clube Cruzeiro ofereceu todas as refeições do evento com excelente qualidade.
Às 20h a competição reiniciou, intercalando partidas masculinas e femininas. A equipe do CMPA enfrentou a equipe do EEEM Dr José Bisognin, num jogo que refletiu a nossa derrota da tarde. Mesmo com a equipe jogando de forma muito irregular, acabamos vencendo por 24 x 16. Lutando com garra pela sobrevivência na competição, a equipe adversária fez o possível e merece os parabéns sobretudo pela obediência tática em quadra.
No último jogo masculino, a equipe do EEEM Professor Chaves derrotou o EMEF Paul Harris, passando às semi-finais.
Final do segundo dia!
E, deste dia, fica uma lição: basquete se joga dentro e fora da quadra. Dentro, praticando os fundamentos treinados, atendendo à orientação tática e estando atentos à totalidade que é uma partida de basquete. Totalidade esta que foge à atuação individual e técnica e exige de cada atleta pensar o jogo antes de jogá-lo.
Fora da quadra, quando a equipe e cada um se compromete em manter o foco e o lado emocional da equipe e de cada colega num ponto ótimo e se esforça por diminuir atritos e atitudes que possam prejudicar a atuação da equipe.
Saimos à 1h da manhã, tivemos uma viagem tranquila. No onibus, além da nossa equipe infantil masculina (10 atletas, a técnica Profª Suzana Gutierrez e o Sgt Silva), viajaram a delegação do Col. Padre Reus, juvenil masculino, a do Col. Visconde de Pelotas (feminina!), de S. Leopoldo, e o pessoal da 1ª CRE.
Chegamos à Santana do Livramento às sete e meia da manhã de um lindo dia. Alias, lindo é o 7º RC Mec, um quartel muito grande e muito bem cuidado, onde fomos gentilmente recebidos e alojados.
Arrumamos as nossas coisas, almoçamos e fomos dar aquela tradicional volta pela Av Sarandi. A gurisada brincando de ficar com um pé em cada pais.
O comércio estava movimentado apesar do feriado. Impossível relaxar a guarda com os 10 do basquete procurando por tenis, perfumes e encrencas.
Voltamos às 16h e fomos para a 19ª CRE, sede do evento. A turma foi lanchar junto com o Sgt Silva, enquanto rolava o Congresso Técnico.
Fomos sorteados para a chave A, juntamente com a EEEM Professor Chaves de Livramento e o EMEF Wanda Rocha Martins de Rio Grande. Na chave B ficaram o Colégio Militar de Santa Maria, o EMEF Paul Harris de Santa Rosa, o EEEM José Bisognin de Severino de Almeida. Todos colégios vencedores em suas respectivas coordenadorias e regiões.
Os jogos femininos (manhã) e masculinos (tarde) acontecerão amanhã em três ginásios da cidade.
Hoje, à partir das 9h, no ginásio do Col. Anchieta, aconteceu a última rodada dos JAPA, série A, mirim masculino. Nossa equipe, que não foi muito bem na primeira rodada, jogou muito bem, obtendo duas vitórias e a classificação para disputar as finais no dia 24/11.
Resultados:
CMPA 27 x 14 Col Piratini CMPA 28 x 18 Col Americano
Parabéns Bohnenberger, Sigallis, Finger, Malvezzi, Vaqueiro, Taylor e Ramalho!
Ontem, 9/10, no ginásio do Colégio Americano, aconteceram os jogos semi-finais e finais entre as 4 equipes melhores classificadas nos Jogos Abertos da Prefeitura de Porto Alegre. A competição envolveu aproximadamente 20 equipes a partir de maio de 2007.
Após a primeira fase classificatória, as 8 equipes classificadas em primeiro e segundo lugar de suas chaves foram designadas para disputar a segunda fase (A), enquanto as demais seguiram na competição disputando entre si o título da divisão B.
Nossa equipe juvenil diputou a divisão A com as equipes do Col. Americano, Col. Padre Reus, Col. Piratini, HollyFire, Basco, ACM, Col. La Salle Dores. Deste todos contra todos sairam as 4 melhores equipes para a disputa das semi-finais e finais.
Estes foramos jogos realizados ontem. Na semi-final enfrentamos a equipe do Col. Padre Reus e fomos derrotados na segunda prorrogação. Cinco minutos depois fomos para a disputa do terceiro lugar com o Col. Americano e, mesmo com todo o empenho, mas sentindo muito o cansaço e o calor do dia, não conseguimos a vitória.
Mesmo sabendo que fomos derrotados depois de duas prorrogações pela equipe que venceu a competição, ficou aquele sentimento que, se as circunstâncias fossem outras, poderíamos ter resultado diferente. Porém, fica o registro e o orgulho de estarmos entre as 4 melhores equipes desta tradicional competição, superando imensamente os nossos resultados do ano passado.
Sabendo disso, já tinhamos agendado uma comemoração, para a qual fomos diretamente após os jogos. Soterramos alguma frustração remanescente sob a usual tonelada de pizzas. Neste momento festivo, aproveitamos para entregar as medalhas dos Jogos da Amizade aos atletas que treinaram para a competição, mas que não puderam estar presentes - G. Rauber, Monteiro e Chaves - e as divisas de atletas para G. Rauber e Monteiro. Os atletas Chemale e Edgard receberam suas divisas em Santa Maria.
Na seqüência, de forma compartilhada e muito solidária, escolhemos o atleta que será indicado para ser o Destaque do Basquete deste ano. Em 2006, foi indicado o aluno Eduardo Ayd Estevam de Barros e, este ano, o indicado será o aluno Gustavo Pistelli Lipinski.
Parabéns a todos que contruiram esta jornada vitoriosa.
Na foto, o destaque 2007, na farofada do terceirão:
Entre os nossos queridos alunos que se despedem do CMPA, muitos atletas que defenderam com muita garra as nossas cores. O Basquete agradece de forma especial ao aluno Gustavo Pistelli Lipinski.
Depois de muita negociação com São Pedro saiu a competição de atletismo dos Jogos da Amizade, não sem alguma lama extra, mas com toda animação de uma tarde de quase sol.
Realizou-se no estádio do Regimento Mallet, hoje à tarde.
Destaques do CMPA: Al Paoli, campeão dos 100m, Al Pistelli, 2º lugar no arremesso de peso, Al Ingrid, 3º lugar nos 100m.
No ginásio do Regimento Mallet, às 9h:30min, nosso último jogo nos Jogos da Amizade, a útlima rodada do Basquete Masculino. Enfrentamos a forte e entrosada equipe do Colégio Militar de Santa Maria e, apesar de reagirmos no segundo período do jogo, nosso início muito inseguro selou o destino da partida: CMSM 57 x 37 CMPA, com parciais de:
CMPA 05 x 15 CMSM CMPA 07 x 16 CMSM CMPA 15 x 10 CMSM CMPA 10 x 16 CMSM
Merecida vitória da equipe de Santa Maria, que tornou-se a bi-campeã do Basquete Masculino nos Jogos da Amizade.
Num jogo que certamente redimiu a nossa derrota no ano passado, vencemos o Colégio Militar de Curitiba pelo expressivo placar de 50 x 24. O jogo aconteceu no ginásio do Regimento Mallet, às 11h e contou com uma torcida bastante animada.
O cestinha da partida foi o al Strada (nº 15) do CMPA, com 17 pontos. No time de Curitiba, destacou-se o al Haluch (nº 14) com mais uma excelente performance em quadra.