Como os jogos, a fase classificatória, serão na parte da tarde, a equipe aproveitou a manhã para descansar, treinar um pouco e curtir a sala de jogos do alojamento.
O almoço foi cedo com o restante das equipes que vai jogar a tarde.
Às 13h:30, a equipe já estava aquecendo no Ginásio Irajá Atlético Clube, sede dos jogos da categoria Infantil.
O jogo com a equipe do EEEM Professor Chaves, equipe de Livramento, foi bastante disputado. Iniciou nervoso como toda estréia, mas, em seguida, a equipe se entrosou e vencemos a partida por 24 à 16.
Cabe aqui registrar o bonito espírito de amizade que este sempre presente nos jogos. As duas equipes formaram uma parceria que continuou dentro e fora da quadra até o final dos jogos, mostrando que competição não é guerra e que a alegria e a amizade são o prêmio maior.
Na seqüência, aconteceu o jogo inicial da chave B reunindo as equipes do EMEF Paul Harris e do EEEM Dr José Bisognin, onde a primeira venceu a segunda pelo expressivo placar de 27 x 02.
O terceiro jogo foi entre o EMEF Wanda Rocha Martins e o EEEM Professor Chaves, onde o colégio de Rio Grande superou a equipe local por 36 x 14.
O quarto jogo foi entre o Colégio Militar de Santa Maria e o EMEF Paul Harris, onde a equipe do CMSM foi vitoriosa por larga margem de pontos.
No jogo 5, enfrentamos a equipe de Rio Grande, o EMEF Wanda Rocha Martins, campeã regional dos Jogos Bom de Bola 2007. Um grande jogo, com as equipes disputando cada ponto. Ao final, fomos derrotados por apenas 1 ponto. Placar baixo de um jogo muito marcado 14 x 13. Assim, classificamos em segundo na chave e teremos de disputar o cruzamento com as equipes da chave B para definir quem irá jogar a semi-final contra as equipes classificadas em primeiro lugar.
No jogo 6, o CMSM derrotou o EEEM Dr José Bisognin, classificando-se em primeiro lugar na chave B.
Aqui a competição foi interrompida e todos os atletas se reuniram para a janta. O Clube Cruzeiro ofereceu todas as refeições do evento com excelente qualidade.
Às 20h a competição reiniciou, intercalando partidas masculinas e femininas. A equipe do CMPA enfrentou a equipe do EEEM Dr José Bisognin, num jogo que refletiu a nossa derrota da tarde. Mesmo com a equipe jogando de forma muito irregular, acabamos vencendo por 24 x 16. Lutando com garra pela sobrevivência na competição, a equipe adversária fez o possível e merece os parabéns sobretudo pela obediência tática em quadra.
No último jogo masculino, a equipe do EEEM Professor Chaves derrotou o EMEF Paul Harris, passando às semi-finais.
Final do segundo dia!
E, deste dia, fica uma lição: basquete se joga dentro e fora da quadra. Dentro, praticando os fundamentos treinados, atendendo à orientação tática e estando atentos à totalidade que é uma partida de basquete. Totalidade esta que foge à atuação individual e técnica e exige de cada atleta pensar o jogo antes de jogá-lo.
Fora da quadra, quando a equipe e cada um se compromete em manter o foco e o lado emocional da equipe e de cada colega num ponto ótimo e se esforça por diminuir atritos e atitudes que possam prejudicar a atuação da equipe.